26 de maio de 2013

214 - Recuperar as colheres de pau existentes ao invés de comprar novas


Continuo a usar - e a gostar - de colheres de pau (e não sou só eu). Mesmo que não fosse pela minha decisão de evitar novos objectos de plástico, não trocaria uma bela colher de madeira por uma de plástico.

No entanto, nos últimos tempos, tenho reparado que algumas das minhas colheres estão com um aspecto... bom... como hei-de dizer... pindérico. Deixei de as usar, andava a ver como as podia reutilizar e na minha lista dos "a fazer" constava "comprar colheres de pau".


antes

Até que, no meio dos meus apontamentos, encontrei uma dica (não registei a fonte) sobre impermeabilizar colheres de pau. Por associação de ideias (ando a recuperar uns móveis de madeira) também me lembrei de experimentar lixar as colheres a ver se ganhavam nova cara e... voilá! As duas coisas juntas transformaram as minhas colheres pindéricas... numas belas colheres rejuvenescidas!


depois

Como o fiz:
- lavei bem as colheres (estavam abandonadas há algum tempo) e deixei-as secar bem;
- lixei-as com lixa fina para madeira;
- coloquei, ao lume, um tabuleiro (porque não tenho nenhum tacho onde as colheres maiores caibam "deitadas") com vinagre branco suficiente para cobrir as colheres;
- quando o vinagre começou a ferver, submergi as colheres e mantive-as ao lume durante 10 minutos;
- retirei-as, deixei-as secar e pronto!

Fácil, não? Hei-de experimentar com as tábuas de cozinha...

Nota: podem impermeabilizar só a parte da colher que entra em contacto com os alimentos.
Outra nota: as colheres de pau - habitualmente -devem ficar ao ar (de preferência onde sejam banhadas pelo sol), e não guardadas numa gaveta ou noutro local com pouca ventilação (como as bactérias gostam).

E se as vossas colheres estiverem num estado tal que não permita recuperação, aqui ficam algumas (muitas mais há) ideias para lhes darem uma nova vida:





10 comentários:

  1. Achei muito interessante. Não sabia essa do vinagre branco. Onde posso encontrar vinagre branco à venda?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em qualquer supermercado, Isabel, é vinagre de vinho branco.

      Eliminar
    2. Não diga que o vinagre branco é a mesma coisa que vinagre de vinho.
      Não é. Vinagre branco é feita de álcool e não de vinho branco.
      Tipicamente utilizado nos países nórdicos. Como não têm vinho.

      Eliminar
  2. Boas sugestões e lindas ideias, como sempre!

    Mto obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, mais um uso para a fantástica e polivalente substância que é o vinagre! :-)

    Apesar de saber que é mais higiénico usar plástico, incluindo mais saudável se cozinharmos para celíac@s (para não passar glúten duns cozinhados para os outros), não só me confunde plástico em líquidos quentes (e não é só por causa do bisfenol A...), como não dá para provar a comida tão bem.
    Mania? Provavelmente! Mas assim tenho mais uma maneira de fazer as minhas colheres de pau durar!!! :-D

    Obrigada pela partilha Ema! :-)

    Beijinhos e continuação de boa semana,
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. Descobri o teu blog há pouco tempo, e já me fiz seguidora.

    Excelente dica, esta! :) Vou tomar nota.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. "Colocar ao lume" é colocar no fogão.

      Eliminar
    2. no contexto do que ela fala fica fácil deduzir.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!